terça-feira, 8 de setembro de 2015

Dependência!

Visando o SER INTEGRAL, não poderemos deixar de falar sobre as dependências que ao longo do tempo o ser humano cria, sofre e modifica o seu comportamento. 
Vamos a partir de hoje publicar matérias relacionadas a este tema, bem como, deixar claro que há tratamento. 

Faz parte da natureza do homem, uma vez que toda a existência humana está compreendida entre estados de dependência.  Durante a vida, o ser humano cria relações de dependência com objetos, pessoas e situações. Algumas dessas relações são importantes para o bem-estar, outras causam prejuízo, perda de autonomia etc.

Dependência psicológica

A Dependência psicológica é a necessidade de determinado comportamento para viver normalmente e sentir-se confortável. Está fortemente associada às drogas, que podem causar dependência tanto psicológica quanto física. A dependência psicológica pode aparecer independentemente e é de tratamento lento e difícil, diferentemente da dependência física.
Definição e funcionamento
A dependência psicológica se caracteriza pela relação entre a pessoa e o objeto de seu vício. Caso abstenha-se do uso daquela atividade, ela passará por stress e mal-estar, então sente que deve utilizar a substância. São frequentemente presentes nas drogas que causam dependência psicológica efeitos como o relaxamento, alegria, euforia e sensação de poder e percepção maiores. A dependência trata-se da troca de prioridades de um indivíduo onde, devido aos bons estímulos conseguidos, comportamentos mais frequentes tornam-se obsoletos e o comportamento vicioso cresce em importância. A dependência define-se, então, como a relação de uma pessoa com uma atividade que traz danos biológicos ou sociais que está fora do controle deste indivíduo.
O funcionamento biológico da dependência psicológica dá-se no sistema de recompensa do cérebro. As atitudes que nos causam a sensação de prazer estão sendo encorajadas com esta sensação pelo sistema. É pela ativação farmacológica do sistema de recompensa que funciona uma droga e é esta a principal razão pela qual são viciantes. Não só operam ativando este sistema, mas algumas drogas o aceleram consideravelmente. A heroína aumenta a frequência de liberação neural de dopamina. A cocaína, por sua vez, aumenta a disponibilidade de dopamina na atividade cerebral. Caracteriza-se como um vício a descontrolada necessidade de usar algo para ativar uma recompensa cerebral, de forma que a busca por aquilo causa consequências sociais e comportamentais maléficas para o indivíduo. É desta forma que, usando uma droga, uma pessoa obtém prazer. Pois o fármaco ative o sistema de recompensa do cérebro. Por este motivo, as drogas que lidam com o humor, sensações e as que afetam o sistema nervoso central são as mais propensas a causar dependência psicológica. Pelo mesmo motivo, o LSD não causa dependência porque apenas produz alucinações, não dando prazer algum. É importante compreender que não simplesmente por ser capaz de ativar o sistema de recompensas uma substância está causando dependência psicológica, pois nesta visão o açúcar seria igualmente problemático. A inabilidade de controlar a frequência e a necessidade de satisfação para manter-se confortável com a própria consciência são de fato o que constituem a dependência psicológica. 

Até o próximo texto.
Morais
Contatos através do e-mail morais91@gmail.com ou carolborgmann17@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário