“Antes de refazerem o mundo, experimente
refazer-te a ti mesmo.”
“Conhece-te
a ti mesmo!”
Emoção: abalar; sacudir;
deslocar; pôr em movimento.
Do
latim emotĭo, a emoção é uma alteração intensa e passageira do ânimo, podendo
ser agradável ou
penosa, que surge na sequência de uma certa comoção somática. Por outro lado,
de acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora, a emoção
desperta, em certa medida, um sentimento de agitação no indivíduo, expectante
perante aquilo em que participa ou determinada circunstância.
EMOÇÕES BÁSICAS: RAIVA, TRISTEZA, MEDO, AFETO, ALEGRIA.
O QUE É INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?
Inteligência:
Faculdade de conceber, de compreender e raciocinar.
“Inteligência emocional é um conceito em Psicologia que descreve a capacidade de
reconhecer os próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de
lidar com eles.”
Leia mais em:https://pt.wikipedia.org/wiki/Intelig%C3%AAncia_emocional
“Capacidade de criar motivações para si próprio e de persistir em um
objetivo apesar dos percalços, de controlar impulsos e de saber aguardar pela
satisfação de seus desejos; de se manter em bom estado de espírito e de impedir
que a ansiedade interfira na capacidade de raciocinar; ser empático e autoconfiante.”
Daniel Goleman
5 ÁREAS
DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
GERENCIAMENTO DAS EMOÇÕES:
- Habilidade de lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os para a situação;
- Agir e não reagir;
- Administrar impulsos e desejos.
- Habilidade de dirigir emoções a serviço de um objetivo, mantendo sempre o foco;
- Motivação: é o impulso interno que leva à ação;
- Automotivação: é a capacidade de motivar a si mesmo, para encontrar uma razão e a força necessária para fazer alguma coisa, sem a necessidade de serem influenciados a fazê-lo por outra pessoa. Trabalhando em uma cuidadosa forma consistente, sem desistir;
- é fruto da introspecção. O sujeito tem acesso privilegiado aos próprios pensamentos, isto é, conhece os próprios pensamentos de uma maneira que os outros usualmente não conhecem.
EMPATIA:
- Reconhecer emoções em outras pessoas;
- Colocar-se no lugar do outro;
- Entender a Intenção positiva por trás de toda ação.
- Característica do verdadeiro líder;
- Habilidade para relacionar-se com outras pessoas;
- Maturidade (processo essencial de desenvolvimento individual) Afetiva e Social.
COMO SER
EMOCIONALMENTE SAUDÁVEL
- Reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre;
- Não ignore o que sente;
- Explore a emoção;
- Dialogue com ela;
- Dissocie-se do evento / fato / problema;
- Corpo e mente são uma coisa só;
- Influência do ambiente, hábitos, alimentação, sono, sons, pessoas, etc.;
- Auto-observação constante;
- Retirando o lixo;
- Lidando com conflitos.
"Só teremos um MUNDO MELHOR quando tivermos
PESSOAS MELHORES, mais conscientes de si e de suas responsabilidades."
Dora Guiseline
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